A Formação de Portugal- ficha de trabalho

Print Friendly Version of this page Print Get a PDF version of this webpage PDF
        A Península Ibérica é formada por dois países: _____________ e ____________.

  • Pela Península passaram muitos povos: _____________, _________________, _______________________, __________________, ___________________, ___________________ e ___________________.

·        O povo que mais desenvolveu a Península Ibérica foram os _____________. Eles deixaram muitos vestígios da sua passagem : _________________, ________________, _________________, ____________________, __________________.

·        Os Muçulmanos perseguiram os ________________ que fugiram para as ______________________. Aí as populações cristãs começaram a sua luta contra os ____________________ e formaram reinos. Esses reinos foram: ________________, ________________, ________________, ______________e ________________.

·        O rei de ______________, que se chamava _________________, pediu ajuda ao rei de __________________, que lhe mandou os ____________________________.

·        O cruzado ____________________foi muito valente e o rei de Leão deu-lhe como recompensa ________________________ e ____________________________.

·        D. ____________________ e Dona________________ tiveram um filho que se chamou _______________________________.

·        D. Henrique tinha o sonho de tornar o Condado Portucalense _______________mas não o conseguiu porque __________________.

·        D. Afonso Henriques lutou contra sua mãe na batalha de ________________e mais tarde contra o seu primo D. _______________________ para tornar o Condado Portucalense independente.

·        O Condado Portucalense tornou-se independente no ano de ___________, com um documento escrito chamado ______________________.

·        O Condado passou a chamar-se Reino de _____________________ e o 1º rei de Portugal foi ________________________________.

Share this article :
 

+ comentários + 4 comentários

Anónimo
27 de fevereiro de 2012 às 11:41

Eu queria ter uns testes e umas fichas para história 5º ano e a matéria é:A formação do reino de Portugal.Obrigado

Anónimo
10 de fevereiro de 2014 às 12:22

Gostaria de tirar boas notas a historia no 5 ano

19 de maio de 2016 às 06:53

É bom

19 de maio de 2016 às 09:56

Tirei 5 por causa dessa ficha
Não estou mentido

Enviar um comentário

 
Copyright © 2013. HISTÓRIA VIVA - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger