Resumo de História A 12º ano

Print Friendly Version of this page Print Get a PDF version of this webpage PDF
Resumo de História:

1.       Refira três realizações do Estado de Providência:
A partir do documento podemos verificar que o Estado, após a estruturação do Estado Providência passou a funcionar como um elemento participante da economia, ao constituir-se como uma empresa empregadora, concorrendo com a iniciativa privada; um elemento regulador, pois intervém na orientação politica e económica nacional com medidas legislativas, nomeadamente, na nacionalização da economia, no controlo da produção industrial privada, no estabelecimento de horários de trabalho, na fixação de metas salariais e na definição de políticas fiscais, no sentido de promover uma maior justiça social. Por último, funciona como promotor da justiça social, pois como podemos observar no documento 1, deve ser preocupação do Estado implementar sistemas de redistribuição mais equitativa do Serviço Nacional de Saúde (“E fundamental (…) que ninguém seja impedido de procurar assistência médica por razoes económicas”) canalizando-as para a promoção da qualidade de vida dos cidadãos.  

2.       Explique, três evidências de prosperidade económica do mundo capitalista:
O GATT, tem em vista harmonizar as políticas aduaneiras dos Estados signatários no sentido de viabilizar de forma mais eficaz, as políticas de recuperação económicas acordados nos acordos de Bretton-Woods, encontrava na OECE um mecanismo de cooperação europeia no combate a manifestações nacionalistas que tão más consequências tinham provocado no primeiro pós-guerra. Os países beneficiários, no âmbito do plano de ajuda americana, Plano Marshall, foram convidados a criarem a OECE como organismo de coordenação da ajuda financeira prestada e das relações económicas entre si estabelecidas. Entre 1945 e 1973, a produção mundial mais do que triplicou e, em certos setores, como a produção energética e automóvel, multiplicou-se por dez. As economias cresceram de forma contínua sem períodos de crise, registando apenas, pequenos abrandamentos de ritmo. Estes cerca de trinta anos de uma prosperidade material sem precedentes ficaram na história como os “trinta gloriosos”. Este período, teve diversas características, como por exemplo: a aceleração do progresso tecnológico, atingindo todos os setores, desde a medicina, à aeronáutica, à eletrónica, entre outros, estas inovações tecnológicas revolucionaram a vida quotidiana e os processos de produção; o crescimento do setor terciário, o surto espetacular das trocas comerciais, os serviços sociais prestados pelo Estado e a complexidade crescente da administração das empresas multiplicaram o número de pontos de trabalho neste setor, contribuindo para o aumento do nível de vida e equilíbrio social; e ainda, o aumento significativo da população ativa proporcionado pelo reforço da mão-de-obra feminina no mercado do trabalho, o baby-boom e imigração de trabalhadores, graças ao aumento da escolaridade a mão-de-obra tornou-se mais qualificada, no entanto, ainda existe mão-de-obra não qualificada, em virtude dos imigrantes com baixo nível escolar.
.
4.       O início da Guerra Fria: focos de tensão e áreas de influência:
A Guerra Fria, era o ambiente de tensão que caracterizou as relações entre os governos americanos e soviéticos, desde o final da segunda guerra, 1945, até à dissolução da URSS, 1991. A Guerra Fria teve início após a segunda guerra mundial, quando as duas superpotências assumiram a separação ideológica dos seus modos de vida pela implementação da doutrina Truman e Jdanov, doc 1 e 2, e, para além do medo de um conflito armado que conduziria a uma terceira guerra mundial com consequências imagináveis para a raça humana, que ultrapassariam as da segunda guerra, e que por isso levou a uma competição entre os EUA e a URSS na corrida ao armamento, na conquista espacial, bem como a corrida às áreas de influência. A Europa ficou dividida pela famosa “cortina-de-ferro”, com o apoio aos EUA na Europa Ocidental, e o apoio à URSS na Europa de Leste. Importa ainda, fazer referencia à questão Alemã, na qual a Alemanha ficou dividida em quatro partes, doc5, cujas fronteiras temporárias foram definidas na Conferência de Ialta com a intenção de incluir e mais confirmados, com a divisão entre os EUA, a URSS, a Inglaterra e a França, na Conferência de Potsdam. Berlim foi também dividido, doc5, o que causou que este fosse um dos principais palcos, e também marcando o início da guerra fria, devido maioritariamente ao bloqueio de Berlim pela URSS, para impedir o avanço do modo de vida ocidental para a zona soviética de Berlim e Alemanha. Após este bloqueio tornou- se impossível comunicar por via terrestre com a zona bloqueada da URSS, e deste modo, foi organizada uma ponte aérea que fazia chegar todo o género de produtos, sendo uma manifestação de firmeza e de grande poder tecnológico dos EUA. O bloqueio à cidade de Berlim surgiu em retaliação, ao fato de, Estaline interpretar a política ocidental como um afrontamento acusando os EUA de querer criar um bastião do capitalismo.

5.       A ação dos EUA: Plano Marshall e política de alianças:
 Foi no cumprimento das obrigações impostas pelos Estados Unidos à Europa de controlo e fiscalização das suas economias e da criação de um organismo de coordenação de “ajuda económica – financeira”, o Plano Marshall, prestada e das relações entre si estabelecidas que foi possível a criação da primeira organização económica europeia a OECE. No cumprimento dessas mesmas obrigações, os países europeus irão receber a ajuda americana, o plano Marshall, doc4, para a reconstrução europeia, que se traduzirá na concessão de empréstimos, subsídios e ajuda militar. OS EUA empenharam-se por todos os meios na contenção do comunismo. A criação da OECE e o Plano Marshall estreitaram as relações entre a Europa e os EUA. Em termos politico – militares, a aliança entre os ocidentais também não tardou a oficializar-se. A pressão causada pelo Bloqueio de Berlim, doc5, aceleraram as negociações que deram origem ao Tratado do Atlântico Norte, que veio dar origem à NATO/OTAN. Esta aliança apresenta-se como uma organização empenhada em resistir a um inimigo comum, a URSS. OS EUA fizeram alianças um pouco por todo o mundo. Para além da NATO, formaram alianças multilaterais na América, como o Pacto do RIO e a OEA, formados na conferência de Bogotá, na Oceânia, em celebração do Pacto do Pacifico, com a formação da ANZUS, no sudoeste Asiático, com a formação da SEATO, e no médio oriente, em celebração do pacto de Bagdade, com a formação da CENTO. A grande consequência da intervenção americana nas economias europeias, doc4, foi a confirmação do ambiente de guerra fria, pela intensificação da influência soviética na Europa de Leste, nomeadamente a influência politica, com a formação da KOMINFORM, e a influência económica, com a formação da COMECON, e ainda a influência militar, em resposta à criação da NATO, com a formação de um bloco militar alternativo comunista, o Pacto de Varsóvia, e que em conjunto, funcionavam como principal instrumento de dominação dos países da “cortina de ferro”, doc5. NA Ásia, concretamente, na Coreia, desenvolveu-se uma guerra civil entre o norte comunista, URSS, e o sul capitalista, EUA.
6.       O mundo Comunista: Expansionismo e economias de direção central:
O fim da guerra não unificou o país, que continuou dividido. Importa ainda referir que foi o apoio da URSS que contribuiu para o culminar da propagação da República Popular da China e na independência da Indochina. Na América do Sul, a influência nota-se embora, no apoio a Fidel Castro, e em África, no apoio aos movimentos independentistas. A influência soviética em Cuba é confirmada quando os aviões americanos obtêm provas fotográficas de uma instalação de misseis russos capaz de atingir o território americano. Após a segunda guerra, a planificação económica nos regimes socialistas permitiram uma rápida recuperação dos prejuízos causados pelos esforços da guerra. Os planos quinquenais apostavam sobretudo na indústria pesada e infraestruturas. A URSS registou um crescimento industrial tão significativo que ascendeu em 1971 à quarta posição da produção nacional, doc3. No entanto, a economia de direção central também apresenta fraquezas, como por exemplo, a prioridade concedida à produção industrial conduziu à falta de investimento nos outros setores da economia, tais como, a agricultura, a produção de bens de consumo e a construção civil, o que prejudica o nível de vida da população, e ainda, a direção de toda a economia pelo Estado gerava uma pesada burocracia, o que funcionava como obstáculo do desenvolvimento e incentivava a corrupção.




7.       Identifique três objetivos que presidiram à criação da ONU:
A Organização das Nações Unidas foi criada em 1945, segundo o projeto Roosevelt, e tinha como principais objetivos a preservação da paz e a cooperação entre todos os povos, funcionando como agente harmonizador e promovendo o respeito “pelos direitos humanos”, evitar conflitos armados e manter a paz mundial, pela resolução dos conflitos à nascença com recurso a uma intensa atividade diplomática, e ainda, promover relações de amizade e cooperações internacionais. Estes objetivos foram confirmados na Conferência de Ialta, concretizando-se na Conferência de S. Francisco, ainda em 1945, com a Assinatura da Carta das Nações Unidas.

8.       Explicite três condições favoráveis à primeira vaga de descolonizações:

A conjuntura de guerra e pós-guerra propiciaram, de diferentes modos, a concretização dos anseios independentistas das colónias. A ONU, na sua Carta Fundadora, defende o respeito pelo princípio de igualdade de direitos e autodeterminação dos povos, o que conduziu a recomendações e intervenções da ONU a favor da parte colonizada. O apoio das superpotências, EUA e URSS, aos movimentos independentistas, por questões de ideologia, mas também com o interesse de alargarem as suas áreas de influência. O enfraquecimento das potências administrantes, no exercício do poder colonial, e a incapacidade de se oporem aos movimentos locais, que aproveitaram para se oporem contra as administrações coloniais.
Share this article :
 

Enviar um comentário

 
Copyright © 2013. HISTÓRIA VIVA - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger